Compartilhar

Aplicativos de controle financeiro: conheça a importância para casais

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 08/11/2023 | Atualizado em 03/11/2023

Compartilhar

Um casal costuma ter muitos gastos, e a ajuda dos aplicativos de controle financeiro pode ser essencial para deixar os números em ordem.

Um casal costuma ter muitos gastos, e a ajuda dos aplicativos de controle financeiro pode ser essencial para deixar os números em ordem. Eles oferecem vários recursos que vão auxiliar no controle dos gastos mensais e nos planejamentos futuros, tudo com base nos ganhos do casal e de possíveis dívidas.

Esses apps podem, inclusive, evitar o problema da infidelidade financeira. Ao longo do texto, explicaremos melhor como ela pode minar as finanças de um casal, destacando as vantagens de usar um aplicativo de controle financeiro e quais são os melhores disponíveis. Boa leitura!

Como a infidelidade financeira pode impactar o relacionamento?

A infidelidade financeira acontece quando um parceiro esconde ou gasta dinheiro sem o consentimento ou conhecimento do outro. Isso pode incluir, por exemplo, a abertura de contas bancárias secretas, gastos excessivos e a obtenção de dívidas sem comunicar o outro.

Como você pode imaginar, são muitos os impactos negativos que a infidelidade financeira causa. Um deles, e talvez o mais importante, é a quebra de confiança. Afinal, o ato de esconder dinheiro ou omitir gastos torna a relação bastante fragilizada, podendo, até mesmo, culminar na separação.

Outros impactos negativos incluem:

  • desigualdade e ressentimento, pois quando um parceiro descobre uma traição desse tipo, a tendência é haver discussões frequentes, conflitos e sentimentos de injustiça;
  • problemas financeiros, dificultando o planejamento para viagens ou até a chegada de um filho, por exemplo;
  • falta de transparência e comunicação, levando o casal a não se sentir à vontade para falar de dinheiro, o que causa problemas maiores depois.

Por que contar com um bom planejamento financeiro familiar?

Um bom planejamento familiar gera exatamente os efeitos opostos destes citados. Por exemplo, quando o casal é livre para falar de dinheiro e dos seus projetos futuros, fica muito mais fácil encontrar soluções e estabelecer metas a serem alcançadas.

Uma das principais vantagens de planejar as finanças na vida a dois é a estabilidade em relação ao dinheiro. Dessa forma, os parceiros terão como estipular um orçamento adequado, acompanhar os gastos um do outro e gerir as dívidas.

Vale destacar que a dívida, em si, não é um problema tão sério. Afinal, é normal um casal fazer compras de médio e grande porte parceladas.

Mas isso se torna problemático, por exemplo, quando os dois não ganham o suficiente para quitar essas prestações dentro do prazo. Isso é reflexo de uma falta de planejamento e gestão — e pior, existem casais que resolvem contrair ainda mais dívidas.

Junto a uma boa gestão das contas a pagar a curto, médio e longo prazo, vem a tranquilidade para curtir mais a vida a dois. 

Em outras palavras, quando o casal planeja as suas finanças, o estresse causado por preocupações financeiras tende a ser menor, o que ajuda a ter mais solidez na hora de cumprir os propósitos em relação ao dinheiro.

Quais são os diferenciais dos aplicativos de controle financeiro?

Aplicativos de controle financeiro: conheça a importância para casais

Hoje em dia, existem muitas soluções que ajudam pessoas e casais na organização e no planejamento financeiro. Elas estão acessíveis na palma da mão, são fáceis de manusear e permitem ter um controle robusto de todo o dinheiro que entra e sai do seu bolso.

A seguir, vamos explicar melhor as vantagens e diferenciais desses aplicativos. Acompanhe!

Melhor facilidade de visualização

Além de acompanharem o casal por onde for, os aplicativos costumam apresentar uma interface que permite visualizar facilmente todas as informações.

Por exemplo, quanto foi gasto em um dia, semana ou mês, bem como o percentual dos salários que foi gasto para saldar dívidas.

Integração com bancos

Quando o aplicativo está integrado ao banco, você tem um acesso simplificado aos seus dados financeiros. Na prática, não há a necessidade de inserir manualmente as transações ou conciliar extratos bancários. Nesse caso, o app se conecta automaticamente e importa as informações financeiras relevantes.

Controle de gastos

Com a ajuda de um aplicativo, fica difícil gastar mais do que ganha — o que é de grande ajuda. Afinal, principalmente para quem tem um ou mais filhos, é comum não sobrar nenhum centavo no fim do mês.

Quando se termina o mês no vermelho, é um problema, e se isso começa a acontecer com frequência, é possível que o casal comece a contrair empréstimos para quitar as dívidas e ficar com uma situação financeira ainda mais complicada. Afinal, esses empréstimos têm juros que não são pequenos e podem se tornar uma bola de neve.

Quais aplicativos de controle financeiro podem ser utilizados pelo casal?

A seguir, vamos apresentar alguns aplicativos bastante conhecidos e eficientes, que vão ajudar os casais a controlarem melhor as suas finanças. Acompanhe!

Mobills

O Mobills é um aplicativo em português que apresenta funcionalidades como controle de despesas e receitas e alerta de contas a pagar. Além disso, ele permite fazer a gestão do cartão de crédito, ajudando vocês a não passarem aperto no fim de cada mês.

CoinKeeper

Este é outro aplicativo interessante de controle financeiro com versão em português, apesar de ser estrangeiro. Ele ajuda, entre outras coisas, a entender o fluxo do dinheiro e se ele está sendo gasto de modo exagerado ou não.

Se você quiser usar o CoinKeeper gratuitamente, ele pode ser acessado por até 15 dias. Mas a assinatura anual do aplicativo é bem acessível: cerca de U$ 15,99.

Monefy

Também muito conhecido entre os aplicativos de controle financeiro, o Monefy pode ser baixado tanto na Play Store quanto na Apple Store. Entre as suas funcionalidades, podemos destacar o controle de orçamento diário, a planilha de gastos, a categorização de despesas, os relatórios e a calculadora.

Algumas funcionalidades do aplicativo estão em inglês, mas ele é fácil de usar e tem muitas partes em português. Em relação aos relatórios, eles são gerados com base no período que o usuário escolher, como mês ou semana.

Como vimos, os aplicativos de controle financeiro oferecem funcionalidades importantes para o controle de gastos de um casal.

Por meio deles, o problema da infidelidade financeira pode ser mais difícil de acontecer — e, com isso, vem a manutenção da confiança, a organização e um planejamento sólido para o futuro.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita ao blog e faça o download gratuito da nossa planilha de controle financeiro para casais!