Compartilhar

Casamento civil fora do cartório: como funciona e quais os benefícios?

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 03/01/2024 | Atualizado em 03/01/2024

Compartilhar

Sabia que existe casamento civil fora do cartório? Esta é uma modalidade interessante, caso os futuros cônjuges não queiram fazer aquele procedimento mais tradicional, que consiste em ambos irem ao cartório, levar as testemunhas e assinar alguns papéis.

Dito isso, casar em um lugar escolhido pelos noivos pode ser benéfico e memorável. Porém, quanto tempo dura o processo? Quais as dicas para preparar um bom roteiro para casamento civil fora do cartório? Vamos tirar suas dúvidas no decorrer deste texto. Boa leitura!

Qual o processo necessário para casamento civil fora do cartório?

Se você vir em algum lugar o termo casamento em diligência, saiba que ele representa a união feita fora do cartório. Contudo, é preciso se antecipar em relação ao processo, que exige que a solicitação seja feita com trinta dias de antecedência.

Os noivos devem comparecer ao cartório com esse prazo em mente e portando certidão de nascimento e RG.

Se um dos futuros cônjuges se divorciou, é preciso também apresentar no processo a certidão de casamento com averbação.

Em caso de viuvez, o documento específico pedido é a certidão do primeiro casamento, bem como o atestado de óbito da pessoa que morreu.

Passados os trinta dias, um juiz e um escrivão vão até o local combinado para formalizar a união. Porém, os noivos precisam também atentar aos custos de deslocamento de ambos para o espaço em que ocorrerá a cerimônia.

Quais os benefícios de organizar casamento civil fora do cartório?

Casamento civil fora do cartório: como funciona e quais os benefícios?

Tirando a documentação que precisa ser entregue no cartório, toda a cerimônia fica à vontade dos cônjuges. Isso significa que o casamento em diligência tem a vantagem de ser personalizável, garantindo mais privacidade ao casal. Afinal, apenas familiares e amigos mais próximos estarão ali.

Dessa forma, o casal pode colocar em prática todas as suas vontades, sem se preocupar com formalidades exigidas em igrejas ou outros locais mais convencionais.

Como planejar casamento civil fora do cartório?

Antes de dar entrada na documentação, é fundamental fazer um bom planejamento financeiro. Exceto no casamento sem festa, os custos da união precisam ser bem calculados para não haver nenhum problema.

Verifique a disponibilidade dos oficiais que validarão o casamento com bastante antecedência a fim de garantir que a data combine com seus planos. Não se esqueça de verificar a necessidade de documentos extras, caso eles exijam.

Além disso, é importante:

  • preparar a documentação exigida e escolher as testemunhas;
  • planejar os detalhes da cerimônia, incluindo decoração, música, mesas, cadeiras e fotógrafo conforme a data acordada com o cartório;
  • revisar a relação de documentos antes de se dirigir ao cartório, pois isso ajuda a saber se tudo está conforme os requisitos legais.

O casamento civil fora do cartório é uma excelente opção para aquelas pessoas que preferem sair um pouco da formalidade. Portanto, considere os documentos e o prazo, e transforme esse momento em algo ainda mais único e especial para você e seus convidados.

Gostou de mais um conteúdo sobre casamentos? Baixe então o nosso ebook, em que mostramos, sem nenhum custo, os 10 passos para a organização de um casamento!