Compartilhar

Casamento de dia: 6 dicas para planejar

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 17/04/2023 | Atualizado em 17/04/2023

Compartilhar

O casamento é uma data muito especial e bastante esperada pelos noivos. É uma fase muito boa, mas que exige planejamento para que tudo aconteça de acordo com os seus sonhos. São muitas opções e propostas de festa, e o casamento de dia é uma delas.

A celebração diurna traz um ar de leveza incrível e a ornamentação também fica maravilhosa. Porém, você precisa entender que alguns cuidados precisam ser observados e que todo detalhe faz diferença.

Quer saber como programar o seu grande dia sem preocupação e curtindo demais a festa? Separamos várias dicas de como planejar o casamento de dia. Confira tudo sobre o assunto e organize do seu jeito!

1. Onde realizar a celebração

O local é uma parte fundamental do processo de escolha. Primeiramente, você precisa definir se a celebração (religiosa ou não) vai acontecer no mesmo lugar da festa. Isso é relevante, porque muitos casais realizam uma celebração nos templos religiosos e alugam um espaço só para recepção.

Se você deseja concentrar tudo no local da festa, precisa verificar a possibilidade desse deslocamento da autoridade celebrante. Se não houver empecilhos, e os noivos desejarem, é necessário pensar na decoração da cerimônia e da festa.

Normalmente, não acontece no mesmo lugar. Alguns espaços disponibilizam ambientes separados: um só para o momento de votos e outro para festa. Ou seja, analise com calma cada proposta e defina como você quer que essa dinâmica aconteça.

No casamento de dia, a vista é elemento que pode dar um charme a mais! Então, visite o local e dê uma olhada no entorno. Um belo horizonte não só é agradável para a festa, como permite fotos ainda mais incríveis para os noivos.

2. A melhor data para fazer casamento de dia

Não é incomum que o casamento de dia seja feito ao ar livre. Muitos escolhem o campo e as casas de festa que têm espaços abertos. Então, você deve considerar o clima.

Em alguns meses do ano normalmente não chove muito. Confira, para a sua região, quais são os meses com menor chance de precipitação.

Se você deseja casar em uma época do ano em que chova mais, alugue tendas para proteção. Não pense que é um exagero, pois pode chover e a situação sair do controle. Se existe a possibilidade de se precaver, antecipe-se!

O planejamento também é uma forma de economizar e, assim, conseguir até fazer um evento mais próximo daquele com o qual você sonha.

Por isso, definir uma data assim que possível é bacana, porque você consegue estabelecer uma meta. Marcar a data é um marco inicial para organizar as finanças da melhor forma. Assim, você pode chegar no dia da festa sem nada mais para quitar.

3. As melhores opções de convites

A simplicidade e a leveza do casamento de dia demandam um convite com cores mais sóbrias e menos brilhosas (que são mais usadas no tradicional casamento noturno). O estilo minimalista e boho estão em alta para a celebração diurna.

Aposte em temas com flores, folhagens e rendas. É imprescindível que você imprima seus gostos, mas é prudente adequá-los à ocasião.

4. A decoração do casamento diurno

Se essa é sua preferência, pense que no casamento de dia cabe uma decoração menos expressiva em termos de brilhos e luzes. Isso se dá por razões óbvias: a própria luminosidade do dia favorece.

Mas, claro, se a sua festa começar de tarde e acabar altas horas da noite, é necessário investir nessa questão. Ou seja, tudo vai depender do que você programar.

Alguns casamentos começam de manhã e acabam no fim da tarde. Outros iniciam no começo da tarde e terminam de noite. Essa decisão é sua, e cada uma pode influenciar diretamente na decoração.

De qualquer forma, fica bacana usar flores, estilo rústico e alternar com alguma iluminação se a festa se estender até tarde.

5. Os trajes mais adequados

Dicas para casamento de dia

Para os convidados, fica muito fácil! Eles podem usar roupas leves, estampadas e calçados mais abertos. Muitos colocam até óculos escuros e ficam super estilosos. Para os noivos, o casamento de dia acaba sendo uma boa economia, já que os trajes podem ser mais simples.

A noiva pode usar o vestido com uma modelagem solta, com menos brilho e detalhes mais delicados. É válido adotar os cortes mais retos e tecidos mais básicos.

Para o noivo, caem muito bem ternos com cores mais claras, como o azul, cáqui ou off-white. Esse visual transmite a harmonia e a delicadeza que o casamento de dia passa. Agora imagine os noivos, um do lado do outro, vestidos com toda essa elegância! É lindo e, com certeza, será um momento marcante.

6. As melhores opções de comidas e bebidas para servir

O cardápio varia bastante, já que muitas questões são analisadas no processo de definição: horário, gosto dos noivos, da família e dos convidados entram no planejamento. Outro ponto relevante é o clima. Se for um dia muito quente, não é uma boa ideia servir comidas pesadas e gordurosas.

O brunch é muito pedido pelos casais e combina muito com o casamento de dia. Se depois você quiser servir um prato, prefira alimentos mais leves como saladas e carnes com molhos leves. Mas, se há a necessidade de poupar recursos nesse ponto, sirva uns lanchinhos no estilo brunch. É uma saída bastante adequada e elegante!

O casamento de dia, sem dúvidas, é uma excelente escolha. Fica romântico, autêntico e você aproveita privilégios que a noite não consegue proporcionar. Já imaginou casar enquanto assiste ao pôr do sol? Certamente, é um acontecimento inesquecível.

Agora que você aprendeu como planejar o casamento de dia, que tal saber mais sobre formas de economizar e não perder dinheiro, caso algo saia diferente do planejado? Isso é possível não apenas na cerimônia, mas em diversas ocorrências da vida. Saiba mais neste conteúdo sobre como organizar as despesas fixas da casa.