Compartilhar

Casamento sem festa: como fazer e quais as vantagens?

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 11/04/2023 | Atualizado em 11/04/2023

Compartilhar

Casamento sem festa: isso existe? Afinal, muitas pessoas associam essa cerimônia aos eventos que ocorrem depois. Geralmente, com muita comida, música e bebida de qualidade. No entanto, nem todo casal opta por esse caminho.

Assim, não só existe, como essa ainda pode ser uma opção para que o casal economize para investir na lua de mel ou em outros objetivos.

Neste post, falaremos como organizar o seu matrimônio dessa forma e de que maneira lidar com os amigos e familiares, que podem estranhar essa opção em um primeiro momento. Confira!

Como fazer um casamento sem festa?

Em primeiro lugar, entenda que o casamento sem festa não é incomum assim. Portanto, ninguém precisa ficar constrangido, já que os motivos para a realização de apenas a cerimônia podem ser muitos. Desde economia de dinheiro, foco na compra de um imóvel, realização de uma viagem dos sonhos, entre outros.

Falando das ações específicas de um casamento sem festa, o primeiro passo é comunicar isso às pessoas próximas. Como aquelas que você convidaria para uma cerimônia tradicional.

Por isso, é importante não fazer nenhuma referência à recepção no convite do casamento, para que as pessoas não tenham uma ideia errada.

Para reforçar essa decisão de não ter festa, uma boa ideia é colocar a frase “onde receberão os cumprimentos” junto ao endereço do local da cerimônia.

Caso a dupla queira se casar apenas no cartório, não precisará se preocupar com a necessidade de dar satisfações em relação a uma possível festa. Contudo, se o casamento for na igreja, é preciso deixar bem claro que não haverá uma comemoração após o evento.

Do mesmo modo, é importante evitar fazer a cerimônia de casamento em um salão de festas. Justamente para não gerar uma expectativa e, em seguida, uma frustração nos convidados.

Mesmo que o casamento não tenha uma festa, os noivos podem “aliviar o clima” com lembrancinhas para os convidados, na saída da igreja. Nesse caso, doces como pão de mel ou bem-casados são boas sugestões para as pessoas levarem para a casa.

Caso o motivo do casamento sem festa seja um orçamento apertado, outra ideia interessante para fazer após a cerimônia é oferecer um bolo com champagne. Esse brinde costuma ser feito além da cerimônia e serve como um fechamento propício.

Presentes

Como o casal não vai fazer festa, a melhor decisão é não entregar um convite com uma lista de presentes de casamento. Então é interessante se contentar apenas com os presentes dos padrinhos.

O que ocorre depois da cerimônia

O que costuma ocorrer depois que as alianças já foram trocadas e o padre declara que “o noivo pode beijar a noiva”, em um contexto de casamento sem festa? Existem algumas opções para os casais que queiram pular a festividade.

Uma boa ideia é oferecer apenas um leve coquetel aos convidados, para que todos possam brindar ao matrimônio de forma apropriada. Outra opção é oferecer um almoço informal ou apenas o corte do bolo. Tudo depende do perfil dos noivos, pois todas essas alternativas são mais baratas que a festa.

Assim, além de serem ocasiões curtas, elas ajudam noivos que estejam com um orçamento apertado ou que economizaram o dinheiro de uma grande festa para fazer outro investimento. Elas também garantem que o pós-casamento não passe em branco, evitando aquela situação estranha na qual os convidados precisam sair rápido do local.

Por isso, reforçamos a dica de informar no modelo de convite do casamento o que acontecerá após a cerimônia. Um erro que também deve ser evitado é chamar apenas alguns poucos privilegiados para uma comemoração mais íntima.

Afinal, seria deselegante convidar alguns e ignorar outros. Isso porque o casamento em si já é uma cerimônia na qual convidamos as pessoas queridas.

Assim, ou faça um evento mais rápido para todos, ou não faça nada. Como os convidados conhecem bem o casal, eles entenderão os motivos para uma cerimônia mais breve ou econômica.

O que fazer com as economias do casamento sem festa?

Casamento sem festa
Couple in love is signing official marriage documents

Alguns casais podem não querer uma festa por serem pessoas mais reservadas, que evitam eventos grandiosos. Do mesmo modo, outras podem guardar o dinheiro que seria gasto nessa cerimônia para investir em outras iniciativas. Vamos conhecer algumas delas.

Viagem de casamento

Imagine que o casal queira passar a lua de mel em Paris, por exemplo, uma das cidades mais procuradas por aqueles que querem passar as núpcias de maneira inesquecível. Contudo, não é uma viagem exatamente barata. O mesmo vale para outras localidades.

Assim, o alto investimento em uma festa pode ser revertido para essa viagem. Além disso, será um momento exclusivo do casal — e as lembranças íntimas ficarão para sempre, fazendo com o que o casamento já comece feliz.

Entrada em um imóvel

O casal que ainda não tenha um imóvel próprio garantido também pode utilizar o dinheiro para dar entrada em uma casa ou apartamento, assim como garantir alguns meses de aluguel.

Afinal, pode ser difícil começar a pagar uma casa própria ainda com as despesas de um evento muito caro pesando no orçamento da nova família.

Oportunidade de mobiliar a casa nova

Outra opção é poupar o dinheiro e garantir alguns móveis para a casa nova. Como mencionamos anteriormente, não é interessante fazer uma lista de presentes, distribuir para todo mundo e depois não oferecer uma festa aos convidados.

Por isso, é uma boa ideia descartar a lista e gastar o dinheiro economizado em alguns móveis de qualidade, garantindo os alicerces da nova vida.

Casamento sem festa: quais as formas de comemorar?

Além das sugestões que já mencionamos, como o coquetel, o bolo com champagne ou um almoço informal, o casal pode organizar eventos mais modestos, antes e depois da cerimônia.

Assim, um churrasco pode ser um evento atraente para evitar um casamento sem festa. Chamar o pessoal para conhecer a casa nova do casal também é uma ideia interessante para compartilhar um pouco da intimidade com os mais próximos.

Como você viu no artigo, o casamento sem festa é uma opção para diversas situações: necessidade de economizar, investimento em outras necessidades do casal e até para quem não gosta tanto assim de eventos grandiosos. Independentemente do motivo, é possível fazer isso e ainda permitir que as pessoas próximas entendam a escolha.

E podemos citar mais uma decisão do casal: aliança de noivado e de casamento. Saiba a diferença entre elas em nosso artigo!