Compartilhar

5 dicas de como fazer o casamento durar

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 6 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 16/01/2024 | Atualizado em 09/01/2024

Compartilhar

Se você quer saber como criar um relacionamento capaz de se fortalecer com a passagem dos anos, continue a leitura e confira nossas recomendações! 

A decisão mais importante da vida de uma pessoa é quem ela escolhe para estar ao seu lado nessa jornada. Por isso, vale a pena entender como fazer o casamento durar, além de descobrir quais as melhores formas de ter uma vivência pacífica, harmoniosa e repleta de amor para iniciar sua família.

Ter um relacionamento estável é fundamental para enfrentar os desafios da vida e criar um ambiente seguro em meio a tantas instabilidades enfrentadas fora de casa. Se você quer saber como criar um relacionamento capaz de se fortalecer com a passagem dos anos, continue a leitura e confira nossas recomendações! 

Qual é a importância de saber respeitar a convivência?

O respeito é parte central no sucesso de qualquer casamento. Isso porque, antes da vida juntos, cada um vivia uma realidade diferente, com outros objetivos, outra rotina e diferentes metas de vida.

Ao dar início a uma relação, tais condições vão mudando conforme as escolhas começam a convergir para um futuro juntos. O mais importante é que cada um tenha seu próprio espaço e possa conversar abertamente sobre o que precisa ser melhorado no cotidiano.

Isso faz com que a transição para a vida a dois seja mais tranquila, especialmente na hora de se adaptar aos hábitos do parceiro. Nesse momento, vale a pena manter um diálogo aberto, gentil e amoroso, alinhando comportamentos e fazendo concessões.

Como fazer o casamento durar?

Entender quais são as melhores estratégias para manter o casamento firme e forte ao longo do tempo faz toda a diferença na hora de cultivar um relacionamento de longo prazo. Para ajudar você nesse sentido, destacamos algumas dicas!

1. Respeite o espaço um do outro

A primeira boa prática que deve ser adotada por ambos é o respeito do espaço pessoal. Apesar de vocês serem um casal, é natural ter suas individualidades, como gostos não compartilhados.

Nesse sentido, é preciso permitir que o parceiro tire um tempo para si. Por exemplo, se ele gosta de futebol e você não, é normal que somente ele assista, enquanto você tira um tempo para fazer o que gosta.

Além disso, é importante cultivar interesses individuais. Esse tipo de cuidado tende a fortalecer o relacionamento e a manter ambos felizes, pois não exclui aspectos individuais que cada parte gosta.

2. Evite brigas na frente dos filhos

É preciso ter comprometimento e cuidar do relacionamento, e isso envolve a resolução de conflitos de maneira inteligente. Por exemplo, é preciso evitar ao máximo as brigas, ainda mais em frente aos filhos.

Além disso, adotem uma comunicação simples e clara. É preciso falar sobre dinheiro, investir em terapia financeira quando necessário, ajustar pontos que estão causando conflitos e muito mais.

Esse cuidado vai ajudar a reduzir a incidência de brigas que podem diminuir o bem-estar de viver juntos. Também é preciso demonstrar apoio.

Por exemplo, caso o seu parceiro tenha objetivos e metas profissionais, demonstre que você o está apoiando de forma incondicional. É crucial também estar presente em momentos felizes e difíceis.

3. Mantenha o romance aceso dentro do casamento

A intimidade é parte essencial para se ter uma vida feliz e um ponto importante que deve ser considerado se você está procurando formas de melhorar o casamento. Por isso, mantenha a intimidade física e emocional.

Tenha atenção às necessidades e desejos sexuais do seu parceiro. Direcione uma parte do seu dia para estreitar os laços e manter a chama acesa. Esse cuidado é muito importante para garantir uma boa vida a dois.

Além disso, é fundamental incorporar esforços a fim de manter a amizade e o companheirismo no casamento. Busque por momentos em que vocês se divirtam juntos e aproveitem a vida em parceria.

como fazer o casamento durar

4. Reconheça pequenos gestos

Para se ter um casamento feliz, é imprescindível ter cuidados com os pequenos gestos. Isso não vale apenas para os momentos em que deixamos que o companheiro escolha o restaurante favorito, compramos um presente sem data marcada ou abrimos a porta do carro.

Tal cuidado vale também para os pequenos gestos que podem estar minando a relação. Atitudes como ir dormir brigados, não jantar juntos ou não ter generosidade com pequenas escolhas, por exemplo, também podem desgastar o relacionamento.

Por isso, pense em pequenos cuidados, desde ir buscar um copo d’água até programar um filme juntos, para manter o clima de recém-casados. Simultaneamente, avalie se você não adotou atitudes mesquinhas, egoístas e que demonstraram falta de empatia com a pessoa que escolheu.

5. Compartilhe responsabilidades

Por fim, é importante entender que ambos são parte do casamento e, por isso, precisam assumir responsabilidades. Ter papéis bem estabelecidos na relação pode ajudar nesse sentido, mas é preciso que o auxílio seja mútuo para que tudo funcione bem.

Por exemplo, os afazeres da casa, o cuidado com as crianças e o trabalho em geral deve ser em equipe. Entenda que, para que o casamento seja bom, investir em uma parceria em que todos colaborem é a melhor opção. Desse modo, as chances de construir uma relação feliz e duradoura é bem elevada.

Por que seguir essas dicas?

Ao colocar essas ideias em prática, você consegue criar um relacionamento com base em carinho, amor, respeito e confiança. Esses ingredientes são fundamentais para se ter um casamento duradouro.

Afinal, ninguém consegue sustentar uma vida de infelicidade, insegurança, estresse e desgaste. Por isso, caso esteja enfrentando dificuldades na convivência, é necessário conversar sobre as melhorias necessárias para que seu lar se torne um porto seguro para ambos.

Entender como fazer o casamento durar é um processo lento e que exige paciência dos envolvidos. Vale a pena manter bons hábitos para preservar todo o amor e a história que foi construída juntos.

Encontrar alguém para compartilhar a vida permite que você consiga aliviar o fardo nos dias difíceis, além de multiplicar as alegrias nos momentos bons. Então, não tenha medo de viver essa experiência e cuide da relação diariamente.

Quer saber como organizar as finanças para a vida juntos? Então, siga com sua visita ao blog e descubra como dividir as contas do casal!