Compartilhar

Como fazer o planejamento financeiro para casamento? Confira!

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 01/03/2023 | Atualizado em 01/03/2023

Compartilhar

Saber como fazer um bom planejamento financeiro para casamento é fundamental para que esse momento tão importante na vida de um casal não se torne um problema. Afinal de contas, até mesmo as cerimônias mais simples exigem um certo investimento.

Pensar nas finanças com antecedência ajuda a manter tudo sob controle para aproveitar o evento da melhor maneira possível. Então, neste post, separamos algumas informações que demonstram bem o quanto o planejamento financeiro para casamento faz diferença. Confira!

O que é planejamento financeiro?

De modo bem simplificado, planejamento financeiro é a prática de manter as finanças organizadas e administrá-las para que seja possível atingir determinados objetivos. Trata-se de um processo que envolve o mapeamento detalhado dos recursos financeiros e o controle de todos os gastos.

Um bom planejamento financeiro é o que torna possível quitar as dívidas, fazer uma reserva de dinheiro para emergências, adquirir um bem, tirar férias em família e organizar uma bela festa de casamento, por exemplo. Tudo isso sem correr grandes riscos financeiros nem fazer dívidas com as quais você não pode arcar.

Qual é a importância do planejamento financeiro para casamento?

Principalmente para quem tem um orçamento limitado, elaborar um planejamento financeiro e segui-lo à risca é muito importante para que o custo do casamento não fuja do controle. O casal consegue saber de antemão quanto vai precisar para o tipo de evento escolhido e fazer escolhas de acordo com as suas condições financeiras.

Isso permite que todas as despesas sejam antecipadas e ajustadas para que caibam no bolso e torne possível fugir do endividamento. Outro benefício do planejamento é que fica mais fácil monitorar os gastos e evitar desperdícios, o que resulta em um melhor aproveitamento dos recursos.

Como fazer um planejamento financeiro para casamento?

planejamento financeiro para casamento

Uma vez que o planejamento das finanças é tão importante nesse tipo de ocasião, destacamos algumas dicas para auxiliar nesse processo.

Converse com o parceiro

Para começar, é essencial que as expectativas do casal estejam alinhadas. Os dois precisam entrar em acordo sobre o que querem para o casamento e descobrir se o que têm em mente cabe no orçamento. A fim de visualizar as finanças de forma mais clara, é interessante montar uma planilha com todas essas despesas.

Elabore a lista de convidados

A quantidade de convidados tem um grande impacto sobre as finanças em um casamento. Afinal, isso influencia no tamanho do local onde o evento será realizado — o que, por sua vez, interfere nos gastos com decoração e iluminação —, no bufê, nas bebidas e diversos outros detalhes.

Pesquise os fornecedores

Antes de contratar qualquer serviço ou fornecedor, faça uma pesquisa para comparar valores e também a credibilidade dos profissionais e empresas envolvidos. Ter esse cuidado ajuda a garantir a qualidade dos insumos e serviços necessários para o casamento, além de reduzir as chances de quebras de contrato de última hora.

Por fim, vale reforçar a importância de manter as despesas dentro do que foi definido no planejamento financeiro para casamento. Assim, fica mais fácil tirar os sonhos do papel sem que isso crie um problema no orçamento familiar, que precisará de um novo planejamento para ser resolvido.

E então, gostou das dicas que trouxemos neste post? Então continue por aqui e dê uma olhada em nosso artigo sobre como escolher o buffet para casamento!