Compartilhar

Quantos padrinhos pode ter no casamento? Saiba!

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 3 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 01/03/2023 | Atualizado em 01/03/2023

Compartilhar

Quem está se preparando para dizer sim no altar tem muitas atribuições. Identificar o orçamento disponível para a festa, saber quantos padrinhos pode ter no casamento e escolher as pessoas certas para participar desse dia tão especial são algumas delas.

Como essa escolha costuma gerar muitas dúvidas, preparamos este artigo para ajudar você nessa missão. Continue a leitura e saiba como escolher as pessoas certas para compartilhar momentos incríveis ao seu lado no dia do seu casamento!

O que é um padrinho?

Os padrinhos de casamento são pessoas próximas ao casal que terão um papel superimportante no dia da cerimônia. 

Essas pessoas podem auxiliar tanto nos preparativos da festa quanto na vida dos recém-casados, ajudando-os a tirar os sonhos do papel ou dando conselhos, por exemplo.

Qual é a função dos padrinhos no casamento?

No dia da cerimônia, os padrinhos devem cuidar dos noivos para que tudo corra bem. Eles podem ajudar a controlar o nervosismo dos noivos e checar se o traje ou a maquiagem, por exemplo, precisa de algum retoque.

Além disso, muitos casais têm usado a criatividade e realizado algumas coreografias pra lá de divertidas com os padrinhos no dia do casamento. Esse costuma ser um dos momentos mais especiais do dia evento — depois do sim, é claro.

Quantos padrinhos pode ter no casamento religioso?

Se você está na dúvida de quantos padrinhos pode ter no casamento, saiba que não existe uma regra para essa escolha. Como eles são as testemunhas do matrimônio, o ideal é que sejam pelo menos duas pessoas, e a escolha fica a critério do casal.

Muitos noivos seguem o que a etiqueta diz ser mais elegante, que é a escolha de cinco casais. Nesse caso, cinco madrinhas devem ficar ao lado da noiva e cinco padrinhos devem ficar ao lado do noivo no altar.

Como escolher os padrinhos?

quantos padrinhos pode ter no casamento

A escolha das pessoas para acompanhar o casal no dia da cerimônia deve ser feita com bastante carinho e atenção. A seguir, apresentamos algumas dicas. Acompanhe!

Defina quantos padrinhos pode ter no casamento

Um dos primeiros passos que devem ser dados é a escolha do número de padrinhos do casamento. Para isso, o casal deve conversar bastante e ver qual é a quantidade mais adequada para a cerimônia, sem deixar de lado o planejamento financeiro. Afinal, quanto maior for o número de pessoas na festa, maiores serão os gastos.

Analise a proximidade com o casal

O ideal é que os padrinhos sejam pessoas próximas aos noivos e que façam parte da vida do casal, afinal, eles terão um papel essencial não apenas no dia da cerimônia, mas por toda a vida dos recém-casados.

Faça uma lista com todas as opções

Antes de escolher os padrinhos do casamento, é importante fazer uma lista prévia com todas as pessoas que, de alguma forma, são especiais na vida do noivo, da noiva ou de ambos. A partir daí, podem ser definidos alguns critérios até chegar aos nomes finais.

Como você pôde ver, não existe uma definição exata de quantos padrinhos pode ter no casamento. O ideal é que sejam pessoas especiais, que você gostaria que fizessem parte da sua nova vida.

Gostou deste post? Já sabe como fazer a escolha certa para o grande dia? Então, aproveite e assine a nossa newsletter para ter acesso a mais conteúdo sobre casamento!