Compartilhar

Como escolher a roupa do noivo? Confira!

Jornadas da Vida - Casei Seguro Por Jornadas da Vida – Casei Seguro
ícone de relógio indicando o tempo de leitura​ 4 min de Leitura
ícone de calendário indicando a data da publicação​ Criado em 01/03/2023 | Atualizado em 01/03/2023

Compartilhar

Ao planejar a festa de casamento, normalmente as decisões sobre a noiva tomam conta das discussões. Mas escolher a roupa do noivo é um assunto que também merece atenção e carinho. Afinal, ele é um dos protagonistas desse dia tão especial.

Contudo, são vários os detalhes que precisam ser pensados para garantir que o traje seja perfeito: horário, estação do ano, tema da festa e, claro, o estilo do próprio noivo. Por isso, reunimos todos esses pontos nas dicas a seguir para você fazer a melhor escolha. Vamos lá?

Qual é a importância da roupa do noivo?

É verdade que boa parte da atenção do casamento fica para a noiva e para a decoração da festa. Mas a escolha da roupa do noivo tem grande relevância, pois essa decisão pode torná-lo coadjuvante da festa ou posicioná-lo como um real protagonista ao lado de sua noiva. 

Além disso, a roupa do noivo pode expressar o nível de formalidade e o estilo da ocasião. Sem falar que escolher um traje adequado também proporciona muito mais conforto.

Como deve ser a roupa do noivo?

Existem diversas opções de modelos disponíveis para o noivo escolher. Os mais usuais são o terno e o meio fraque. Já o fraque e o smoking são considerados muito formais, e são menos comuns no Brasil. 

Também existem modelos mais informais usados por noivos ousados que desejam sair do convencional. Aqui entram os blazers e calças com estampas e cores despojadas, além de suspensórios e gravatas borboletas. 

Quais são os tipos de modelo?

roupa do noivo

Conheça alguns dos principais modelos e como usá-los para arrasar no dia do casamento!

Fraque

É um modelo formal mais tradicional, normalmente com camisa branca, calça risca de giz e colete cinza claro, paletó preto com calda mais longa e a frente curta e gravata prateada. É uma opção que cai bem à noite.

Meio-fraque

É semelhante ao fraque, mas com um paletó com um corte convencional. No geral, quando o noivo usa fraque, os padrinhos e pais utilizam o meio fraque como forma de padronização.

Casaca

É sempre utilizada com colete, tendo a parte da frente mais curta, com duas abas compridas na parte de trás, no estilo de tesoura. É um traje bem mais formal e indicado para cerimônias à noite.

Terno

É a mais usada pelos noivos brasileiros. O modelo mais clássico inclui calça, paletó e colete. Caso queira um estilo menos formal, apenas retire o colete.

As cores neutras são as mais indicadas, como o cinza claro ou algum outro tom pastel para cerimônias durante o dia. Já o azul (que parece ser o novo preto), o grafite e o cinza chumbo podem ser uma boa opção para um casamento à noite.

Smoking

Também conhecido como black-tie, é um traje de gala, que combina bem com uma noiva em vestido tradicional, véu e cauda longa. Sua composição é feita com a marcante cinta de cetim (ou colete), paletó não muito comprido da mesma cor da calça e gravata borboleta. Alguns mais estilosos gostam de modelos com a dobra do paletó em cor diferenciada, brilhante, seguindo a paleta da gravata.

O que deve ser avaliado antes de escolher a roupa do noivo?

Diversos aspectos precisam ser pensados para determinar o grau de formalidade do traje e os tons selecionados. Entre eles:

  • estilo e local do casamento: lembre-se de levar em conta o ambiente — por exemplo, na cidade geralmente a formalidade é maior; no campo é tudo mais flexível; na areia siga tons mais leves;
  • horário: noite (tons escuros), tarde (azul e cinza) e manhã (tons pastéis e claros);
  • tamanho: é importante experimentar e seguir a orientação de um profissional para escolher medidas corretas;
  • estilo: combine o traje com a sua personalidade.

Ao planejar o casamento e tirar os sonhos do papel, as decisões podem ser mais difíceis. Esse é o caso de escolher a roupa do noivo. Mas, seguindo o seu estilo e respeitando algumas regras básicas na combinação das cores e grau de formalidade, tudo deve sair perfeito!

Gostou dessas dicas? Então, assine a nossa newsletter para conferir muito mais dicas para o seu casamento!